top of page

O Akita Inu é um cão de grande porte do tipo Spitz, que detém o privilégio de ser considerado “Tesouro Nacional” no Japão. Considerado símbolo de saúde, sorte e prosperidade é um companheiro sem igual, inteiramente devoto aos membros da casa. É um cão que age tanto como guarda, quanto companheiro, não hesitará em defender a família e o seu território. De aprendizagem fácil, é ágil, firme e de aparência amigável.

Leal, corajoso, inteligente e dovoto!

As origens primitivas do Akita Inu remontam há 3.000 anos, com origem nos Matagi Inu, mais precisamente na região norte do Japão, na província de Akita, em Odate. Com o tempo, Samurais e Akitas compartilharam a coragem em lutas que se davam até à morte.
Conhecido com o nome de Akita Inu, desde a Idade Moderna, pensa-se que o Akita Japonês, como o conhecemos, seja herdeiro de 300 anos de história. Remonta ao século XVII e ao longo do tempo teve diferentes papéis na companhia do homem.
Foi inicialmente utilizado pela sua bravura para a caça de ursos, javalis e veados. No final de 1800, a raça passou por um período em que foi utilizada como cão de luta, tendo havido cruzamentos com outras raças na tentativa de melhorar as suas habilidades de combate. Como consequência, os traços característicos dos cães tipo Spitz estavam a desaparecer.


Fixação da raça
Em 1927, foi formada a Sociedade Akita Inu Hozonkai do Japão (AKIHO) para preservar o Akita original. Em 1931, o Akita foi nomeado uma das riquezas naturais do Japão. Os Akitas que não estavam ligados a lutas serviram para reprodução e seleção da raça.
Entretanto, em 1939, com o início da 2ª Guerra Mundial, a raça foi quase extinta, pois utilizaram-no como alimento e as suas peles como abrigo.
Após a guerra, criadores esclarecidos fizeram cruzamentos com os Akita Matagi, para voltar ao tipo original. Estes esforços foram um sucesso e permitiram a estabilização da raça pura, como a conhecemos. Todas as demais organizações cinófilas iniciaram o registo da raça Akita desde a sua fundação, em 1948.
A raça foi reconhecida pela Federação Cinológica Internacional com o Estalão nº 255. Se, antigamente, o Akita Inu acompanhava os Samurais na defesa de terras nipônicas, hoje, acompanha famílias protegendo os seus elementos e territórios, graças ao seu instinto de observação, defesa e ataque.


Aparência Geral
O Akita é um cão imponente, de grande porte, constituição sólida e boa substância. Os cães machos medem entre 64 a 70 cm; e as fêmeas entre 57 a 63 cm. Pesam, em média, 35 kg e 28 kg, respetivamente. 
O corpo deve ser relativamente quadrado, com o peito aberto, pernas anteriores retas e posteriores fortes, com pouca angulação.
O estalão descreve o focinho como potente, de comprimento médio, base grossa e extremidade não afunilada, com a cana nasal reta e curta e lábios aderentes. As orelhas devem ser pequenas, eretas, triangulares, com as pontas ligeiramente arredondadas e levemente inclinadas para a frente. Os olhos são castanhos escuros de tamanho pequeno, formato triangular e bem separados.
A cor da pelagem pode ser: branco, sésamo, vermelho e tigrado. A sua cauda é inserida alta, grossa e forte, fazendo uma ou duas curvas sobre o dorso. Quando esticada, a extremidade toca no jarrete.


Temperamento
Na sua relação com os donos é gentil e dócil, demonstrando ser um amigo leal, sempre pronto a proteger o dono e a sua propriedade.
Em casa, apesar de gostar de toda a família, elege um membro como líder. No entanto, obedece e protege os demais de igual forma. A extrema fidelidade aos donos, aliada à inegável coragem, faz com que a raça seja associada à figura do Samurai. Protege o seu dono e o seu território por amor. No convívio com a família percebe a energia de cada um e aprende a reconhecer as suas fragilidades. Relaciona-se bem com crianças, permitindo que brinquem com ele. Quando não quer brincar mais, retira-se calmamente. Apenas ladra quando pressente algo suspeito, uma postura silenciosa, oriunda da cultura nipônica.
Outra herança da cultura oriental é o temperamento reservado, não faz facilmente novas amizades, mas depois do seu coração
ser conquistado torna-se um amigo para sempre.
Durante o trabalho de guarda é capaz de detetar a presença de um estranho a muitos metros de distância. Se alguém invade o seu território, não sossega enquanto não avisar o dono. O Akita Inu entenderá como amigo do dono, todas as pessoas que lhe sejam apresentadas na companhia do mesmo. Porém, se o dono não estiver confortável com alguma situação, entraem alerta de imediato. Em caso de assalto, o Akita entrará em ação, agindo por instinto.


Educação e treino
É necessário ter em conta as origens primitivas desta raça e, dessa forma, utilizar técnicas para adestrá-lo corretamente. Para aqueles que não conhecem a verdadeira essência de um Akita, a raça parece ser teimosa e desinteressada, mas, na verdade, são muito cooperativos, se os métodos de treinamento forem corretamente aplicados. Aconselha-se o treino com reforço positivo, ou seja, recompensando-o com comida, brinquedos ou carinho. Um adestramento feito com amor e bom senso,aliado a uma posição de liderança, faz com que um cão se torne um verdadeiro herói na família.Devido às suas origens, o Akita não necessita de treino de guarda, o dono deve deixar que o seu instinto se desenvolva sozinho.


Os cachorros Akita Inu
Os cachorros Akita são muito ativos, alegres, brincalhões e sempre disposto a aprender coisas novas. Adaptam-se bem a diferentes climas e ambientes.
O Akita tende a ser dominante com outros cães do mesmo sexo, sendo por isso imprescindível uma boa socialização do cachorro. Devido às suas características territoriais e força física, o dono deve introduzir os comandos básicos de Obediência o mais cedo possível. Para passear na rua, o uso da trela deve ser constante.
Deve ser habituado desde pequeno a conviver com pessoas que lhe sejam estranhas e sujeito a uma educação firme e consistente. É uma raça que se bem educada e socializada desde cachorro, se torna numa companhia sem igual para toda a família.


Será uma boa raça para si?
É uma raça inteligente e obediente, porém mais indicada para donos com alguma experiência, que saibam conquistar a confiança do cão e disciplinar com firmeza e tranquilidade.
Este Samurai de personalidade forte precisa de um dono que saiba dizer “Não”.


Vivenda ou Apartamento?
O Akita conserva uma particularidade essencial à nossa forma de vida atual, é silencioso. Condição favorável como cão de apartamento. 
Não necessita de muito exercício e adapta-se a lugares pequenos. Apesar de ser uma raça bastante independente, prefere estar perto dos donos, do que sozinho no fundo do quintal. Em casa é um cão extremamente asseado e não possui o característico cheiro a cão.


Problemas de saúde
As principais preocupações desta raça são a Displasia da Anca e a Atrofia Progressiva da Retina. A Displasia da Anca, ou seja, a deformaçãona articulação da perna/bacia, ocorre durante o crescimento e resulta em artrite e dor. A Atrofia Progressiva da Retina é uma das principais causas de cegueira em cães, caracteriza-se pela perda da função de alguns componentes dos tecidos que formam a retina. Menos comum, mas igualmente preocupante, é a Displasia do Cotovelo (má formação da articulação úmero-rádio-ulnar). Aquando da compra de um cachorro, o futuro dono deve pedir aos criador os resultados destes testes dos progenitores.
A esperança média de vida de um Akita Inu é de 10 a 12 anos.


Cuidados com a pelagem
O Akita possui pelagem dupla, ou seja, pêlo exterior reto e duro, com subpêlo macio e denso. De cor branco, sésamo, vermelho e tigrado. A melhor maneira de deixar a pelagem do Akita bonita é escovando-o diariamente, pois além de remover a sujidade, os pelos mortos e o excesso de gordura, também massaja a pele, promovendo o crescimento de novos pêlos. Deve ser escovado com uma escova de pinos, sem bolas na ponta, pois essas podem arrancar o subpêlo, deixando-o caído e sem volume. Relativamente a banhos, é recomendado, no máximo, um banho a cada 3 meses. Para um crescimento saudável do pêlo, e para o manter bonito e brilhante, além de uma ração de excelente qualidade, é possível suplementar com a ingestão diária de Ómega 3.

Akita Inu Saiko No Tomodachi
Akita Inu Ninhada
Akita Inu Ninhada Portugal
Akita Inu Saiko No Tomodachi
Akita Inu Ninhada
Akita Inu Portugal
Akita Inu Criação
Akita Inu Portugal
Akita Inu Saiko No Tomodachi
Akita Inu Saiko No Tomodachi
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page